Notícias

Prefeitura de Fortaleza realiza o maior estudo de mobilidade urbana na Capital e Região Metropolitana

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos – SCSP, por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza – PAITT e em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura – SEINF, o Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza – PASFOR tem o propósito de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos sistemas de transportes e promover políticas públicas de mobilidade urbana.

Para isso, foram realizadas uma série de pesquisas quantitativas com o objetivo de fornecer um retrato atual da mobilidade urbana da região. Dentre elas, a Pesquisa Origem-Destino coletou dados de 23 mil domicílios para entender como são feitos os deslocamentos da população, identificando de onde saem as pessoas e para onde vão, em quais horários e por quais meios, seja ônibus, metrô, carro, bicicleta ou a pé.

O PASFOR está sendo elaborado pelo Consórcio Setec-Oficina, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e tem como prioridade os modos de transporte não motorizados e os motorizados de alta capacidade. A ideia é promover uma rede de transporte multimodal sustentável que priorize o transporte público de massa, tornando-o instrumento estruturador do território e indutor do desenvolvimento urbano.

A necessidade de elaborar o PASFOR surge no atual contexto de mobilidade urbana em Fortaleza, no qual o Bilhete Único possibilitou uma perceptiva mudança no padrão de deslocamento da população, também ampliada pelas melhorias estruturais proporcionadas pela implantação de faixas e corredores exclusivos de ônibus, do metrô e do VLT. Além disso, há também a mudança do padrão demográfico da população de Fortaleza nas últimas décadas, e o fato de que a estrutura da rede integrada de transporte público ter passado por poucas modificações desde a sua inauguração, em 1992, precisando de aperfeiçoamentos.

O Plano conta com o envolvimento de diversos órgãos, como da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-CE, Metrofor, Junta Comercial do Estado do Ceará, Polícia Rodoviária Estadual – PRE, Enel, dentre outros.

MarceloPrefeitura de Fortaleza realiza o maior estudo de mobilidade urbana na Capital e Região Metropolitana